segunda-feira, 23 de março de 2009

2ª Trabalho....1ºs F, G, H e I

2º Trabalho de Matemática
...esta atividade deverá ser feita em dupla e entregue no dia da Avaliação...

1) A Ri Happy, Brinquedos, realizou uma pesquisa com bonecas e obteve as seguintes respostas: 92 meninas gostam da Barbie, 84 gostam da Susi, 76 gostam da Polly, 36 gostam da Barbie e Susi, 45 gostam da Barbie e Polly, 32 gostam da Susi e Polly e 15 gostam das três. Responda:
a) Qual o número de meninas entrevistadas?
b) Quantas gostam de pelo menos duas bonecas ?
c) Quantas gostam de somente duas bonecas ?
d) Quantas gostam de um só tipo de boneca ?



2)Dados os conjuntos, descritos em linguagem cotidiana, encontre seus elementos e traduza para a linguagem matemática:
a)O conjunto A é formado por números naturais maiores que 2 e menores ou iguais a 15.
b) O conjunto B é formado por números naturais menores ou iguais a 12.
c) O conjunto C é formado por números inteiros maiores ou iguais a -5 e menores que 3.
d) O conjunto D é formado por números inteiros maiores ou iguais a -6 .
e) O conjunto E é formado por números naturais que são divisíveis por 3 .
f) O conjunto F é formado por números inteiros que elevado ao quadrado são menores que 20 .


3) Dê o conjunto verdade das equações, no campo dos números inteiros.
a) 2x2 – 50 = 0
b) 4x2 – 36 = 0
c) x2 + x (x-6) = 0
d) x (x+3) = 5x
e) x (x-3) – 2 (x-3) = 6
f) (x + 5)2 = 25
g) (x - 2)2 = 25
e) (x - 2)2 = 4 – 9x
f) (x+1) (x-3) = -3

quinta-feira, 5 de março de 2009

ATIVIDADE PARA 1ºs F, G, H e I

...ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
...apresentar no caderno, dia 09/03

1) Em uma escola de música há 430 alunos, 250 deles estudam piano, 110 estudam violino e 42 deles estudam os dois instrumentos. Pergunta-se:
a) Quantos alunos estudam apenas piano?
b) Quantos alunos estudam apenas violino ?
c) Quantos alunos estudam piano ou violino?
d) Quantos alunos estudam piano e violino?
e) Quantos alunos não estudam nenhum dos dois instrumentos?

2) Uma cidade com 10000 habitantes tem dois clubes de futebol: A e B. Numa pesquisa feita com seus habitantes, constatou-se que 1200 pessoas não apreciam nenhum dos dois clubes, 1300 apreciam os dois e 4500 apreciam o clube A. responda;
a) Quantas pessoas apreciam apenas o clube A?
b) Quantas apreciam o clube B?
c) Quantas apreciam apenas o clube B?



3) Um cinema realizou uma pesquisa sobre gênero de filmes. As respostas foram: 85 pessoas assistem filmes de ação, 80 assistem filmes de aventuras, 90 assistem filmes de terror, 34 assistem ação e aventura, 42 assistem aventura e terror, 38 assistem ação e terror e 12 assistem os três. Responda:
a) Qual o número de pessoas entrevistadas?
b) Quantos assistem pelos menos um
gênero de filme?
c) Quantos assistem somente a dois
gêneros ?
d) Quantos assistem ação ou aventura ?
e) Quantos assistem só um gênero?

4) Durante o Salão da Motocicleta, a Revista Duas Rodas pesquisou sobre a preferência de motocicletas e obteve as seguintes respostas: 864 adoram motos Harley Davidson, 126 gostam das motos BMW, 74 gostam da Triumph, 42 opinaram por Harley e Triumph, 38 opinaram por BMW e Triumph, 62 opinaram por Harley e BMW e 18 opinaram pelas três marcas. Responda:
a) Quantos motociclistas foram entrevistados?
b) Quantos motociclistas opinaram por BMW e Harley?
c) Quantos motociclistas só adoram as Harley?
d) Quantos motociclistas não adoram as Harley?
e) Quantos motociclistas adoram as Harley mas não gostam das Triumph?

quarta-feira, 4 de março de 2009

Conjunto dos Números Reais...1ºs F, G, H e I

...A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através de pedras, ossos, desenhos, dos dedos ou outra forma qualquer, em que procurava abstrair a natureza por meio de processos de determinação de quantidades.

...E essa procura pela abstração da natureza foi fundamental para a evolução, não só, mas também, dos conjuntos numéricos. E é sobre eles que passamos a dissertar.

...Conjunto dos Números Naturais
Como decorrência da necessidade de contar objetos surgiram os números naturais que é simbolizado pela letra N e é formado pelos números 0, 1, 2, 3, …, ou seja:

N = {0; 1; 2; 3; …}
Um subconjunto de N muito usado é o conjunto dos números naturais menos o zero, ou seja N - {0} = conjuntos dos números naturais positivos, que é representado por N*.

Observações:
Em N são definidas apenas as operações de adição e multiplicação;
Isto é fato pois se a e b são dois números naturais então a + b e a.b são também números naturais. Esta propriedade é conhecida como fechamento da operação;
Valem as propriedades associativa, comutativa e elemento neutro (0 para a adição e 1 para a multiplicação) para as duas operações e a distributiva para a multiplicação em N.
Como consequência, surge um novo conjunto para atender essa necessidade.

...Conjunto dos Números Inteiros
Chama-se o conjunto dos números inteiros, representado pela letra Z, o seguinte conjunto:

Z = {…, -3; -2; -1; 0; 1; 2; 3; …}



No conjunto Z distinguimos alguns subconjuntos notáveis que possuem notação própria para representá-los:

Conjunto dos inteiros não negativos: Z+ = {0; 1; 2; 3; …};
Conjunto dos inteiros não positivos: Z- = {…; -3; -2; -1; 0};
Conjunto dos inteiros não nulos: Z* = {…, -3; -2; -1; 1; 2; 3; …};
Conjunto dos inteiros positivos Z+* = {1; 2; 3; …};
Conjunto dos inteiros negativos Z-* = {…; -3; -2; -1}.
Note que Z+ = N e, por essa razão, N é um subconjunto de Z.



Observações:
No conjunto Z, além das operações e suas propriedades mencionadas para N, vale a propriedade simétrico ou oposto para a adição. Isto é: para todo a em Z, existe -a em Z, de tal forma que a + (-a) = 0;
Devido a este fato podemos definir a operação de subtração em Z: a - b = a + (-b) para todo a e b pertencente a Z;
Note que a noção de inverso não existe em Z. Em outras palavras, dado q pertencente a Z, diferente de 1 e de -1, 1/q não existe em Z;

...Os números inteiros podem ser representados por pontos de uma reta orientada ou eixo, onde temos um ponto de origem, o zero, e à sua esquerda associam-se ordenadamente os inteiros negativos e à sua direita os inteiros positivos, separados por intervalos de mesmo comprimento;

...Em Z podemos introduzir o conceito de módulo ou valor absoluto: |x| = x se x >= 0 e |x| = -x se x < 0, para todo x pertencente a Z. Como decorrência da definição temos que |x| >= 0 para qualquer número inteiro.

...Conjunto dos Números Racionais
O conjunto dos números racionais, simbolizado pela letra Q, é o conjunto dos números que podem ser escritos na forma de uma fração p/q, com p e q inteiros quaisquer e q diferente de zero:



...Como todo número inteiro pode ser escrito na forma p/1, então Z é um subconjunto de Q. Valem também para o conjuntos dos números racionais as notações Q* (conjunto dos números racionais não nulos), Q+ (conjunto dos números racionais não negativos) e Q- (conjunto dos números racionais não positivos).

Observações:

São válidas todas as propriedades vistas para o conjunto dos números inteiros;
Além disso é válida a propriedade simétrico ou inverso para a multiplicação. Isto é, para todo a/b pertencente a Q,
...a/b diferente de zero,
...existe b/a em Q tal que (a/b)(b/a) = 1;
Decorre da propriedade acima que é possível definir a operação de divisão em Q* da seguinte forma (a/b):(c/d) = (a/b).(d/c), para quaisquer a, b, c e d pertencente a Q;
Todo número racional p/q pode ser escrito como um número decimal exato (ex: 1/2 = 0,5) ou como uma dízima periódica (1/3 = 0,333…).

Números Irracionais
Como o próprio nome sugere um número irracional é todo número não racional, isto é, todo número que não pode ser escrito na forma de uma fração p/q, onde p e q são inteiros e q diferente de zero.


São exemplos de números irracionais a raiz quadrada de 2 e a raiz cúbica de 3, ou seja, nenhum deles pertence a Q.

A título de ilustração vamos demonstrar, pela teoria do absurdo, que a raiz quadrada de 2 não pertence a Q.

Suponhamos que raiz quadrada de 2 é racional e admitamos que possa ser escrita como uma fração irredutível a/b, b diferente de zero:


Da expressão acima concluímos que a ao quadrado é par e que, portanto, a é par. Logo a = 2m, com m inteiro. Substituindo o valor de a na expressão anterior vem que:



Da mesma forma obtemos que b também é par, o que é um absurdo pois a/b é irredutível, ou seja, a e b são primos entre si, e portanto têm como divisor comum apenas o número 1, isto é, mdc(a,b) = 1.

Caso deseje obter maiores informações sobre as operações com números irracionais consulte os artigos publicados no blog na categoria Matemática.

...Conjunto dos Números Reais
O conjunto dos números reais, simbolizado pela letra R, é o formado por todos os números racionais e por todos os números irracionais:

R = {x | x é racional ou x é irracional}

Desse modo todos os conjuntos numéricos (N, Z e Q), bem como o conjunto dos números irracionais são subconjuntos de R.

Da mesma forma destacamos três outros subconjuntos de R: R* = conjunto dos reais não nulos, R+ = conjunto dos reais não negativos e R- = conjunto dos reais não positivos.




Referências:
Fundamentos de Matemática Elementar, Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce & Carlos Murakami, São Paulo, Atual Editora Ltda, edição 1977;
Matemática para o Ensino Médio: Volume Único, Manoel Jairo Bezerra, São Paulo, Editora Scipione, 2001.