domingo, 21 de outubro de 2012

"A farsa de Inês Pereira" na Matemática

Em concordância com o projeto que trabalha o pleno conhecimento do livro de Gil Vicente, “A Farsa de Inês Pereira”, para a disciplina de matemática é proposto que cada aluno irá criar um desenho utilizando as técnicas do cubismo para retratar um personagem desta peça apresentada pela primeira vez para o rei D. João III, em 1523.

Sobre o trabalho: A composição deverá ser apresentada em papel canson A3 Branco. Para o desenho do personagem poderá ser utilizado lápis de cor, cera, aquarela ou tinta para pintura em tela.  
- Pré entrega do rascunho em 06/11 e a entrega do trabalho final será no dia 21/11/2012.

Sobre o cubismo: O movimento cubista surge em Paris em 1907 com a tela “Les Demoiselles d’Avignon”, pintada pelo espanhol Pablo Picasso. O cubismo rompe a partir do início do século XX com a perspectiva adotada pela arte ocidental desde o Renascimento. Esta técnica retrata formas geométricas, como cubos e cilindros, indiferente de estar sendo retratados cenários ou pessoas. Devido a esse modo de demonstração da vida, o movimento ganha ironicamente o nome de cubismo. O cubismo é influenciado ainda pelo pós-impressionista francês Paul Cézanne, que representa a natureza com formas semelhantes às geométricas.

Picasso 1934 -  La-lecture

Picasso As meninas